terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Nova regra da ANS facilita cancelar plano de saúde, mas exige cuidado

 As operadoras ficam obrigadas a cancelar os planos de saúde tão logo o usuário apresente o pedido

 A regulamentação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) vai facilitar a vida de quem deseja deixar o plano de saúde. No entanto, a medida exige uma série de cuidados do consumidor, pois além das obrigações da empresa, a norma permite à operadora multar o usuário que pedir o cancelamento antes do período de vigência mínima do contrato, que normalmente é de um ano.

 As operadoras ficam obrigadas a cancelar os planos de saúde tão logo o usuário apresente o pedido. Antes, devem esclarecer as consequências do cancelamento, como perda de carência se for contratar outro plano, dívidas restantes e, se constar no contrato, a cobrança de multa por quebra de contrato antes do período mínimo de vigência.

 Os planos também têm que oferecer canais de atendimento pessoal e on-line para o usuário pedir a rescisão. Segundo Karoline Romano, advogada do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), o cancelamento do contrato ou a exclusão de beneficiário tem efeito imediato.

 A resolução pretende deixar mais clara a relação entre usuário e operadora. "Nesse caso, a gente diz como deve ser isso [o cancelamento] e que deve ser dada informação para o beneficiário", explica Karla Santa Cruz Coelho, diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS.

 Para a advogada Ingrid Carcales, a medida é importante, mas protege, sobretudo, os planos. "Dá mais segurança para a operadora, pois o usuário não vai mais poder dizer que não foi informado", afirma.

 Ela critica a possibilidade de a operadora multar o usuário. "Nem operadoras de celular podem mais cobrar essa permanência mínima."

 As operadoras têm 180 dias para se adequar à regulamentação, válida para planos de saúde assinados a partir de janeiro de 1999.

 Atualmente, há duas formas de cancelar: deixando de pagar o plano e em dois meses a operadora faz o cancelamento ou pela entrega de uma carta. "A carta não dá segurança para o segurado porque a empresa não emite o comprovante de entrega e o prazo para concluir o cancelamento", explica.

4 comentários:

  1. Estou procurando plano de saúde para mim e minhas vendedoras, encontrei nesse site http://www.valordeplanosdesaude.com.br/planos-de-saude/tabela-de-precos-one-health-empresarial/ uma tabela de preços e queria saber se é verdadeiro, pois quero um plano para elas.

    ResponderExcluir
  2. saiba todos os seus direitos de como cancelar o seu plano de saude https://www.plano-de-saude-saopaulo.com.br/ebooks-planos-de-saude/cartilha-cancelamento-ou-exclusao-de-contrato-plano-saude.pdf

    ResponderExcluir
  3. Esta em busca de plano de saúde? Ou quer saber como cancelar seu plano de saúde atual e migrar para um outro mais em conta? Nós temos as melhores opções para você! Faça ja uma simulação em nosso site: https://rsimconsultoria.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esta em busca de planos de saúde? Ou quer saber como cancelar seu plano de saúde atual e migrar para outro mais em conta? Nós temos as melhores opções para você! Faça ja uma simulação em nosso site: https://rsimconsultoria.com.br/

    ResponderExcluir